Dez Passos Para Ser Um Grande Improvisador Pt1

Qualquer estudante de guitarra ou de música popular em geral, em algum momento da sua trajetória e da sua rotina de estudos, percebe a grande importância de desenvolver e aperfeiçoar a arte do improviso.

Quando ouvimos os grandes guitar heroes  como Van Halen,  Steve Vai,  Joe Satriani, e muitos  outros, tocando solos mirabolantes, cheios de diferentes técnicas como hammer on, pull off, tappin , two hands, alavancadas e uma série de outras peripécias na guitarra, as vezes não percebemos que grande parte dessa composição se deu através de um momento de improviso.

Já em outros estilos de música, como o jazz e o fusion, o improviso é a principal atração. Nestes gêneros temos outros nomes como maiores expoentes do instrumento, músicos como Pat Metheny, Pat Martino, Scott Henderson e Mike Stern que elevam o improviso a outro nível.

Aqui segue a primeira parte de 10 dicas fundamentais para você desenvolver o seu improviso e trilhar o caminho dos grandes mestres.

Conheça www.guitarpedia.com.br, o site com mais de 700 aulas, para a sua evolução musical.

Aulas de guitarra online

1) Pense em frases

Uma dica essencial para o seu improviso é pensar em frases quando você toca. Ideias melódicas normalmente trabalham com base no agrupamento de várias notas em conjunto, e em seguida deixe uma pausa para respirar, os ouvintes instintivamente respondem bem às ideias espaçadas desta maneira.

2) Desenvolva a sua audição

Seu objetivo na improvisação certamente deve ser a capacidade de imaginar qualquer melodia que você queira que saia do seu amplificador, juntamente com a habilidade de traduzir esse som instantaneamente a partir de sua imaginação diretamente para o braço da guitarra. É aí que se alcança a total liberdade no improviso, mas é claro que para se chegar a tal nível é necessário desenvolver um bom ouvido musical.

3) Sinta cada nota que você toca

É importante estabelecer uma conexão real com o seu instrumento, você deve sentir a guitarra como parte de você, e não apenas uma peça de madeira usada para gerar padrões e escala.

4) Explore novos ritmos

Você pode se surpreender ao tocar os licks que você já conhece, experimentando-os com variações rítmicas até então inexploradas. Ter algum grau de familiaridade com conceitos tais como deslocamento rítmico e polirritmia pode lhe trazer muito mais liberdade, e lhe tirar da armadilha de ficar se repetindo.

5) Ouça novas músicas

Todos nós em algum momento podemos nos encontrar sem muita inspiração, mesmo para quem tem o ouvido mais apurado isso também pode ser um problema. Esse dilema muitas vezes pode ser resolvido simplesmente expandindo o que você ouve e pela constante procura por nova música. Tente ouvir ativamente e de forma inteligente, você vai absorver todos os tipos de novas ideias e frases em um nível inconsciente, e ao longo do tempo esses novos conceitos vão emergir em sua música. Isso nada mais é do que uma versão musical do velho ditado “você é o que você come”.  Você é o que você ouve!

Visite o site www.guitarpedia.com.br, para saber mais sobre esse e muitos outros assuntos, curta a nossa página no facebook para interagir conosco, e comece a colocar tudo isso em prática agora mesmo!