De Onde Nascem os Grandes Músicos Americanos?

De Onde Nascem os Grandes Músicos Americanos
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Hoje o Guitarpedia vai falar sobre de onde nascem os grandes músicos americanos. Vai apresentar também a você as principais escolas e instituições americanas voltadas para o ensino musical.

Provavelmente boa parte dos seus músicos preferidos, passaram por alguns desses lugares, sejam como alunos ou como instrutores.

E conheça o www.guitarpedia.com.br, temos mais de 900 aulas de guitarra online. A forma mais rápida e eficaz, para a sua evolução musical.

Berklee College of Music

Situada em Boston, Massachusetts, fundada em 1945 é a maior faculdade independente de música do mundo.

Fundada no princípio revolucionário de que a melhor maneira de preparar estudantes para carreiras na música era através do  estudo e prática da música.

Os 3.800 estudantes da faculdade interagem em um ambiente que fornecer a experiência de aprendizagem mais completa possível.

A escola oferece cursos de quatro anos com graduação e/ou diploma em uma variedade de áreas relacionadas à música.

Alguns exemplos cursos são composição, performance, produção musical, engenharia musical, trilha sonora, administração, síntese musical, educação musical e musicoterapia.

Vários músicos talentosos estudaram em Berklee, tais como Park Bom, Abraham Laboriel, Howard Shore, Daniel Musy, Quincy Jones, Bruce Cockburn, Chico Pinheiro, John Scofield, John Petrucci, Steve Vai, John Myung, Mike Portnoy, Abe Laboriel Jr, John Mayer, Al Di Meola e Allan Holdsworth.

A Faculdade também contou com professores do mais alto gabarito como, Gary Burton, Pat Metheny, Mick Goodrick, entre outros.
Segue abaixo outra escola com detalhes sobre onde nascem os grandes músicos americanos

Musicians Institute

Em Los Angeles, Califórnia, West Holywood, o Musicians Institute é o principal centro de ensino musical na costa oeste americana.

Além da grande infra-estrutura e excelente corpo docente, possui professores como Scott Henderson, Frank Gambale, Paul Gilbert e Joe Pass.

Em plena Hollywood Boulevard é um grande chamariz para jovens do mundo inteiro se mudarem para a cidade dos anjos e começarem suas vidas na indústria musical.

A lista de ex-alunos que cursaram a escola e conseguiram o seu lugar ao Sol no mundo da música é imensa. E conta com dois professores do nosso site www.guitarpedia.com.br, são eles Pollaco e Djalma Lima.

Alunos de grande destaque são: John Frusciante, Paul Gilbert, Dave Weiner, Rafael Moreira, Chad Smith, Frank Gambale, Synyster Gates etc.

Julliard School

A Juilliard School (popularmente identificada somente como Juilliard) é uma escola de música e artes cênicas localizada em Nova Iorque, nos Estados Unidos, reconhecida por seus alunos graduados em música, entre os quais Leontyne Price, Itzhak Perlman, Renée Fleming, Toninho Horta, Ray Conniff, Nina Simone, e Yo-Yo Ma.

Sediada em Lincoln Center, a Juilliard gradua alunos nas áreas de dança, música e dramaturgia. A instituição foi considerada pela QS Universty Rankings como a melhor do mundo na área de artes performáticas em 2016.

Foi fundada em 1905 com o nome de Institute of Musical Art, localizando-se na Fifth Avenue com a 12th Street. No seu primeiro ano, possuía cerca de quinhentos estudantes matriculados.

Mudou-se para a Claremont Avenue no ano de 1910, e em 1920 foi criada a Juilliard Foundation.

Criada em 1924, a Juilliard Graduate School fundiu-se com o Institute of Musical Art em 1926. Desde 1946, essa nova instituição passou a ser conhecida como Juilliard School of Music. Nesse período, o presidente da escola era William Schuman, o primeiro vencedor do Prêmio Pulitzer de Música.

A escola se expandiu gradualmente, sendo a divisão de dança a primeira incorporada. Desde 1968, quando se mudou para o Lincoln Center, a Juilliard School preserva seu atual nome. Em 2001, a escola estabeleceu um programa de treinamento para performances de jazz.

University of Miami

A universidade de Miami é uma universidade particular situada em Coral Gables, Florida, região metropolitana de Miami. A partir de 2015, a universidade matricula 16.848 alunos em 12 cursos / escolas separadas, incluindo a Escola de Medicina Leonard M. Miller no Distrito de Saúde de Miami, uma escola de direito no campus principal e a Escola Rosenstiel de Ciências Marinhas e Atmosféricas Focada no estudo de oceanografia e ciências atmosféricas em Virginia Key, com instalações de pesquisa no Richmond Facility, no sul do condado de Miami-Dade.

Mas é a sua divisão musical que nos interessa, e ela foi a casa para alguns dos maiores músicos de Rock e Jazz da atualidade.

Na Universidade se formaram grandes guitarristas como Steve Morse e Andy Timmons.  Fizeram parte do corpo docente, outras grandes lendas como Gary Burton, Pat Metheny e o inigualável Jaco Pastorious.

Atlanta Institute of Music and Media

Outra grande instituição musical americana que vem se destacando nas ultimas décadas é a Atlanta Institute of Music and Media (AIMM).

Fundada em 1985 em Atlanta, Georgia, a escola segue praticamente os mesmos moldes do Musicians Institute, a AIMM oferece cursos e graduações específicas para cada instrumento, canto e engenharia musical, grandes músicos já passaram pela escola, e talvez o mais famoso deles seja o novo queridinho do mundo da guitarra, Tosin Abasi.

Para saber mais sobre guitarra, história, teoria e assuntos musicais em geral, visite o site www.guitarpedia.com.br. Curta a nossa página no facebook para interagir conosco!

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube