Conhecimento e Técnica a Serviço da sua Composição

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Desde o início da humanidade, música e homem andam lado a lado, não seria errado dizer que a música é tão antiga quanto o homem. Afinal desde o começo dos tempos temos a necessidade de nos expressarmos através dos sons, ou até mesmo utilizar a composição musical em propósitos sociais e ritualísticos.

Temos registros da organização inteligente dos sons desde as civilizações mais antigas, sejam elas na Mesopotâmia, China ou Grécia Antiga.

Conheça a plataforma musicme.com.br o site que conecta músicos e compositores em um único lugar !!!

A Música como Conhecemos Hoje

A música que fazemos e conhecemos nos dias atuais surgiu na idade média, e ao longo dos séculos foi se adaptando e evoluindo até chegarmos ao nosso ponto atual.

Podemos dizer que hoje, em uma visão bastante abrangente, conseguimos dividir a música em quatro tipos: Erudita, Popular, Folclórica e Religiosa.

Conhecer cada um desses diferentes tipos de música e suas origens é muito importante para entendermos mais sobre a história desta arte e entender em qual destes estilos você e sua música se encaixam.

Conhecimento, Técnica e Método a Serviço da sua Obra

Por mais natural que a música e sua composição possam ser para um individuo, na ampla maioria dos casos ela não é um simples resultado de tentativa e erro ou um trabalho apenas intuitivo.

Nos últimos 1000 anos o método de composição ocidental vem sendo aperfeiçoado por grandes gênios musicais entre eles estão nomes como: Vivaldi, Bach, Mozart, Beethoven, Wagner, Stravinsky, Vila lobos, Tom Jobim, etc.

Portanto na hora de criarmos a nossa música precisamos estar inteirados de alguns elementos básicos da teoria e composição musical. Aqui abaixo estão alguns exemplos de aspectos musicais que não podem ser ignorados ao iniciarmos a nossa jornada musical.

Para você músico e compositor interessado em vender, comprar e conhecer a música de outras pessoas conheça a plataforma musicme.com.br. O site destinado a você que quer fazer sua música chegar a novos lugares!

Ritmo

Com toda certeza ritmo foi o primeiro elemento musical a ser desenvolvido pelo ser humano, é fácil imaginar o homem primitivo utilizando as mãos ou gravetos para batucar no ambiente ao seu redor.

Vila Lobos costumava dizer que em uma comparação entre uma composição musical e o corpo humano, o ritmo seriam os membros inferiores, responsáveis por acelerar ou diminuir o nosso andamento.

Harmonia

A harmonia musical indica a concordância ou combinação de vários sons simultâneos ou de acordes que são agradáveis ao ouvido.

O estudo da harmonia é essencial para o estudo da composição e por isso, a harmonia também é a arte de compor os sons simultaneamente.

Na comparação de Vila Lobos a harmonia seria o nosso tronco, nos fornecendo sustentação.

Melodia

Melodia é uma sucessão coerente de sons e silêncios, que se desenvolvem em uma sequência linear com identidade própria.

Segundo Vila Lobos a melodia seria correspondente à cabeça do ser humano.

Forma e Estrutura

Uma das coisas mais importantes em uma composição musical é a forma em que esta obra irá se desenvolver. Apesar de existirem diversos tipos de peças livres, em que a música se desenvolve de maneira mais fluída e sem “amarras”. Ter em mente os momentos de repetições, início de novos temas, momentos de modulação e coda são de extrema relevância.

Direcionando a sua Criatividade

Ter uma criatividade e uma intuição elevadas musicalmente muitas vezes não é o suficiente para chegarmos aonde desejamos artisticamente falando.

Para isso ferramentas como o portal guitarpedia.com.br que irão lhe ajudar a aprimorar e estender o seu conhecimento, e a plataforma musicme.com.br que ira deixar sua música disponível para outros, podem ser de enorme eficácia para a sua evolução como músico e artista.

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Cuca Teixeira, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube