Como Soar Como o Seu Guitarrista Favorito?

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Desde o início de nossas vidas criamos referências daquilo que achamos exemplar, e tentamos aplicar tais atitudes e gestos ao longo de nossa existência.

Na arte e na música tal fato não poderia ser diferente, desde o primeiro dia em que empunhamos a guitarra em nossas mãos temos aqueles que nos guiam a uma determinada direção. É claro que não deve ser a intenção de nenhum músico virar uma cópia barata de seu ídolo, mas sim uma espécie de evolução ou um “frankstein” daqueles que o inspira.

Como Soar Como o Seu Guitarrista Favorito?

No post de hoje vamos falar sobre algumas dicas que podem deixar a sua sonoridade mais próxima daquele seu guitarrista favorito.

Conheça Aqui o Guitarpedia , assista as nossas aulas de técnica e aprenda sobre pentatônica e outras escalas, palhetada alternada,  ligados, tapping, fraseado, modos etc. Temos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.

Aulas de guitarra jazz
Aulas de guitarra jazz

Seja um Ouvinte Mais Ativo

Ouvir música é algo muito natural para a maioria das pessoas, nos dias do hoje a música é presente em inúmeros momentos do nosso dia a dia, porém nem sempre a ouvimos com a devida atenção que ela merece, deixando-a como um fundo musical para outras atividades.

O primeiro paço para podermos entender melhor a sonoridade daquele músico ou artista que admiramos, é simplesmente ouvi-lo com mais atenção, realizando perguntas a nós mesmos durante a audição, como:

Qual é a escala que está sendo usada em tal parte da música?

Como tal sonoridade é obtida? Quantas guitarras estão presentes nesta gravação?

Que acorde é esse que estou ouvindo? Qual o padrão rítmico mais presente nesta música? Etc, etc…

Transcreva

Depois de ouvir atenciosamente ao seu guitarrista favorito, o segundo passo seria tentar tirar de ouvido as idéias mais marcantes do seu vocabulário musical e transcrevê-las para a partitura.

Esse exercício não só irá lhe deixar mais próximo de obter a sonoridade que você deseja como também ajudará e muito na evolução da sua percepção harmônica, rítmica e melódica.

Incorpore as Idéias e Licks

Se você já se deu ao trabalho de ouvir e transcrever as principais frases musicais de seu ídolo, agora é hora de aplicá-las.

Tente incorporar nos seus improvisos e na sua criação musical, elementos que lembram aquele que mais lhe inspira, mas tome muito cuidado, o intuito não é se tornar um clone, mas sim fazer o seu fraseado ser turbinado pelas referências daqueles que mais lhe agradam no instrumento.

Toque Junto com as Gravações

Esse conselho é bastante óbvio, mas necessário, procure tocar junto com as gravações do guitarrista que você tem como modelo. Repare as dinâmicas presentes ao longo das melodias, momentos de pausa e como a guitarra interage com o resto da banda.

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

Estude as Influências do seu Ídolo

Assim como você tem músicos que lhe influenciam e lhe inspiram, eles também têm ídolos musicais que os levaram a tocarem como tocam hoje. Procure saber quais são os músicos preferidos dos seus músicos preferidos, e estude a sua linguagem, fazendo isso você provavelmente conseguirá visualizar a árvore genealógica de décadas atrás chegando até você.

E se você realmente gostar dessa estória de árvore “genealógica”, fica aqui algo curioso a ser comentado, muito provavelmente o primeiro guitarrista a ser a semente influenciadora para a maioria de nós seja o blues man, Robert Johnson.

Compre um Equipamento Similar

Se o seu intuito é ter uma semelhança sonora a de outro guitarrista, é bastante óbvio que um dos aspectos que irão tornar isso realidade, será comprar o equipamento mais parecido o possível se não o mesmo que o do seu ídolo.

Curso de Guitarra Metal no Guitarpedia !!

Nós do Guitarpedia em parceria com Vandré, criamos o mais completo curso de guitarra metal da internet, com aulas que vão do iniciante ao avançado, cobrindo temas como, técnica, improvisação e a criação musical dentro do estilo.

Clique Aqui para saber mais sobre o curso de Guitarra Metal no site Guitarpedia com Vandré Nascimento!

Para saber mais sobre guitarra, história da música e teoria musical, visite o site www.guitarpedia.com.br, e curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube