O Que é Blue Note, e a Escala Blues ?

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

O estilo musical Blues é um dos mais peculiares e especiais dentre todos os estilos de música popular que conhecemos.

No Blues, a interpretação e sentimento através das notas alcança um nível admirável e difícil de ver em outros gêneros. Quando vemos um rockstar fazer um solo cheio de feeling que nos deixa boquiabertos, com certeza a sua influência para realizar tal proeza deriva dos blueseiros de gerações anteriores.

Conheça Aqui nossas aulas de Blue Note.

Assista também as nossas aulas de técnica. Aprenda sobre pentatônica e outras escalas, palhetada alternada,  ligados, tapping, fraseado, modos etc. Temos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.

blues notes

 

Mas Como Fazemos para Soar Blues?

Existem artifícios que podem fazer o nosso som ficar mais próximo ao dos grandes bluseiros do passado e do presente. Alguns exemplos de grandes nomes são: BB King, Steve Ray Vaughan, Eric Clapton, Joe Bonamassa, entre outros.

O Blues tradicionalmente apresenta um som que na teoria pode parecer “errado” mas é parte essencial do estilo.

Esse ‘erro’ trata-se da utilização da escala pentatônica menor, na criação de melodias, solos e improvisos, tocados em cima de acordes maiores na harmonia (geralmente são acordes maiores com sétima menor. Exemplo: C7).

Enquanto estamos ouvindo o acorde de C7 na base da música, podemos improvisar em cima do mesmo utilizando a escala pentatônica de Dó menor.

Outra maneira de soar Blues, é deixar “embaixo” dos dedos licks e variações dos mesmos, que representam o gênero. Para isso, nada melhor do que ouvir, tocar e criar frases baseadas no estilo dos seus guitarristas de blues preferidos.

O Que é a Blue Note?

A Blue Note de uma escala é a terça menor do acorde. Por exemplo, na escala pentatônica de C maior: C D E G A Pegue a terça maior do acorde C maior e diminua meio-tom (Eb, Mi Bemol) terá a Blue Note do C. Para achar a terça maior de um acorde é simples, pegue a escala diatônica do acorde que quiser, conte 3 notas e diminua meio-tom da nota (no caso terça maior).

A característica musical resultante desta nota imprime um caráter de lamento à música. Pode considerar-se que tenha surgido como uma consequência da dureza do trabalho dos imigrantes afro-americanos, que trabalhavam arduamente nos campos e na pavimentação das rodovias que ligam o leste ao oeste americano.

Acesse www.guitarpedia.com.br . Assista a uma de nossas aulas. Conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como. Alguns deles são Djalma Lima, Pollaco, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

Blue note  e a  Escala Blues

A escala blues (ou Pentablues) é a escala pentatônica acrescida de uma nota. Essa nota ficou conhecida como “blue note“, e é a quinta bemol no caso da pentatônica menor, ou a terça bemol no caso da pentatônica maior.

Veja na imagem a aplicação da blue note na escala pentatônica de Lá menor.

Como Surgiu a Escala Blues?

A escala blues é uma das primeiras escalas ensinadas aos alunos de guitarra. Isso ocorre principalmente quando o assunto é improvisação, e geralmente acaba sendo a escala mais utilizada junto da escala maior e da pentatônica.

Ela teve suas raízes na música afro-americana na época da escravidão e acabou sendo muito utilizada dentro do blues, recebendo por isso o nome “escala blues”. O termo “blue note” é traduzido para o português como “nota fora”, pois a nota não pertence à escala natural.

Já o nome “pentablues” surgiu pelo fato dessa escala ser a escala pentatônica acrescida de uma nota. Porém, muitos músicos se recusam a chamar essa escala de pentablues, pois ela não possui  5 notas (penta), e sim 6, o que impede a escala de se chamar pentatônica, já que tal nome deve apenas ser empregado para uma escala de 5 notas.

Curso de Guitarra com Sérgio Rocha, o Nosso Especialista em Blues!

Acesse uma de nossas Aulas de Guitarra Blues no Guitarpedia com o professor Sérgio Rocha. E estude diretamente com um dos grandes discípulos da guitarra Blues americana.

Para saber mais sobre guitarra, história da música e teoria musical, visite o site www.guitarpedia.com.br  . Curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

Referência bibliográfica e citações: http://www.descomplicandoamusica.com

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube