Beethoven, O Mais Heavy Metal dos Compositores?

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Não é segredo algum que Ludwig Van Beethoven é um dos maiores músicos que já colocou os pés em nosso planeta.

Para muitos ele é considerado o principal compositor de todos os tempos, não só pela sua incrível capacidade criativa, obras estonteantes, mas também pelo seu espírito inovador e revolucionário.

Conheça Aqui o Guitarpedia , assista as nossas aulas de técnica e aprenda sobre pentatônica e outras escalas, palhetada alternada,  ligados, tapping, fraseado, modos etc. Temos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.

A Opinião de Quem Entende

Alguns maestros de alto renome nacional não se cansam em rasgar elogios para o alemão de personalidade forte e genialidade incomparável.

Para o renomado e polêmico maestro Roberto Minczuk, Beethoven é sim o maior de todos os tempos. Na coleção Grandes Compositores da Música Clássica da editora Abril, cujo seu texto é assinado pelo maestro, Minczuk deixa clara a sua opinião, onde diz com todas as letras que acha Ludwig um degrau acima dos demais, além de ser talvez o primeiro músico de Heavy Metal da história.

Confira abaixo algumas declarações do maestro sobre o compositor:

“Antes de Beethoven, nunca tinha se ouvido uma música tão forte, impactante. É o heavy metal da época. É de uma velocidade jamais atingida”.

“Da primeira à última nota, a sétima é pra cima, uma verdadeira celebração. Ela cativa, tem força estonteante. Não tem como não entrar em êxtase quando é bem tocada.” (referindo-se a 7ª sinfonia de Beethoven).

“A partir de Beethoven, o maestro é uma figura essencial. Ele regeu suas sinfonias, que são narrativas e precisam ter começo, meio e fim. Por isso, a orquestra precisa de uma unidade. Quanto mais unificada for, mais forte será o impacto”.

O Que Diz o Maestro Júlio Medaglia?

Outra figura carimbada no circuito musical brasileiro é o maestro e arranjador Júlio Medaglia, o experiente músico também é fã declarado de Beethoven e sempre demonstra profundo respeito pela sua obra e a dificuldade em retratá-la ao vivo.

“É o demônio da história da música. Ele a transformou em um grande veículo da alma humana. Até então, a música clássica era abstrata, cristalina, quase independente do ser humano. E ele colocou paixões e alegrias”, diz Medaglia.

“Não é frescura. Quando ouço as gravações, odeio. Temos a impressão de nunca revelar o que existe ali dentro de valor estético e humano.”

“As sinfonias de Beethoven sempre têm uma bomba atômica escondida debaixo de cada nota, é sempre um mistério. Existe uma vibração sonora incrível, parece que as notas estão realmente vivas.”

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Cuca Teixeira, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

A Opinião de José Maria Florêncio

José Maria Florêncio é um maestro cearense responsável pela Orquestra Capella Bydgostiensis, na Polônia, e para ele Beethoven também exerce uma figura de maior destaque no cenário da música ocidental.

Para Florencio, as sinfonias de Beethoven expressam diferentes momentos de sua vida. “Elas ocupam uma posição quase mística na história da música. Cada uma é um manifesto que muda o rumo do pensamento musical.”

“Essa sinfonia foi um grito de esperança frente a uma vida terrivelmente atormentada, atordoada, cheia de problemas. No fim de sua vida, ele escreve essa obra que é uma chamada para que a humanidade se torne mais fraterna”. (Florêncio referindo-se a 9ª sinfonia de Beethoven).

Aulas de História no Guitarpedia

Guitarpedia é o único site voltado para aulas de guitarra que está preocupado em lhe dar uma formação ampla e completa. Conta em sua grade de aulas, com aulas relacionadas aos mais diversos assuntos sobre teoria musical e um curso bastante informativo e organizado sobre História da Música.

Clique Aqui para saber muito mais sobre nosso curso de História da Música e Assista a uma de nossas aulas grátis sobre o assunto!

Para saber mais sobre guitarra, história da música e teoria musical, visite o site www.guitarpedia.com.br, e curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

As citações presentes neste texto expressam a real opinião de seus autores e foram respeitosamente incorporadas através da matéria de Juliana Gragnani para o jornal Folha de São Paulo, publicada em 01 de agosto de 2013.

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube