As Guitarras Mais Emblemáticas da História

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Hoje a variedade de modelos de guitarra é tão vasta, que mal lembramos que um dia ela praticamente foi um ‘simples’ violão amplificado.
Foi na década de 1920 que os primeiros experimentos com violões amplificados foram feitos por Lloyd Loar, um empregado da Gibson, que desenvolveu um tipo de captador magnético ligado a um amplificador elétrico. Em 1936 a Gibson lançou o modelo ES-150, considerada a primeira guitarra elétrica, que foi popularizada pelo guitarrista de Jazz, Charlie Christian.
A Guitarra que com a passar das décadas acabou tornando-se um símbolo do Rock, nos anos 30 e 40, era um instrumento construído para os jazzistas. Graças ao talento e a popularidade de músicos como: Carl Kress, Django Reindhart e Charlie Christian, que as fabricantes de instrumentos se interessaram em desenvolver esse novo instrumento derivado do violão.
Conheça www.guitarpedia.com.br, o site com mais de 700 aulas, para a sua evolução musical.

Gibson

As guitarras Gibson são as verdadeiras matriarcas no universo das seis cordas. A empresa é responsável pela fabricação das primeiras guitarras elétricas nos anos 30. As guitarras produzidas durante as décadas de 30 e 40 eram o que hoje chamamos de guitarras acústicas, pois assim como os violões, ela apresenta um corpo oco.
Hoje em dia a guitarra acústica mais emblemática é a Gibson ES 175 lançada pela primeira vez em 1949.
175

Les Paul

Apesar de a Gibson passar as suas primeiras décadas produzindo guitarras acústicas, atualmente a sua guitarra mais famosa com certeza é o modelo Les Paul. Criado por Lester William Polsfuss (1915-2009) um brilhante músico e inventor conhecido por Les Paul, nome esse que batiza o instrumento.
A Les Paul é a primeira guitarra de corpo sólido produzida pela Gibson, colocada no mercado em 1952, até hoje é um modelo clássico e popular, utilizada por guitarristas dos mais diferentes estilos como: Slash, Ace Frehley, Al Di Meola, etc.
lespa

Flying V

Outra guitarra emblemática da Gibson é o modelo Flying V. Lançada em 1958, com um design mais arrojado e futurista, foi rapidamente adotado por guitarristas de bandas de estilos mais agressivos como: Kiss, Judas Priest e Ozzy Osbourne.
V

Gibson SG

O modelo SG, foi lançado pela primeira vez em 1961, e é conhecido por ser a guitarra dos “chifrinhos”, pois o design de seu corpo remete as protuberâncias presentes na testa de alguns animais e demônios.
Não é surpresa que ela tenha se tornado o modelo preferido de guitarristas como: Tony Iommi e Angus Young.
sg

Fender

Fender é a outra gigante do universo guitarrístico, realizou uma verdadeira revolução na história do instrumento, altamente responsável pela maneira como enxergamos a guitarra nos dias de hoje, transformando-a em um ícone da cultura pop.

Telecaster

Em 1951 a Fender lançou a Telecaster, por muitos chamada apenas de “Tele”. Um modelo de guitarra de corpo sólido, e projeto simples com uma sonoridade totalmente inovadora para a época.
Esse modelo foi adotado por muitos guitarristas de Country pelo som ‘ estalado’ que ela produz, e se tornou um símbolo do gênero. A Tele se mostra bastante versátil e também é adotada por guitarristas de outros estilos como: Blues, Rock e até mesmo o Jazz.
tele

Stratocaster

A Fender Stratocaster é o modelo de guitarra mais popular em todo o globo, e provavelmente a primeira que vem a cabeça quando alguém pensa no instrumento.
Lançada em 1954 a Stratocaster também conhecida como “Strato” no Brasil ou “Strat” mundo afora, é um modelo de guitarra elétrica de corpo sólido, criada por Leo Fender, George Fullerton, e Freddie Tavares em 1954 e produzida pela Fender até os dias de hoje.
A Guitarra rapidamente virou referência pela sua surpreendente versatilidade e pelo seu belo design que balanceia com perfeição o instrumento no corpo do guitarrista tanto em pé quanto sentado.
A guitarra ficou imortalizada nas mãos de guitarristas como: Jimi Hendrix, Ritchie Blackmore e David Gilmour.

strat
Visite o site www.guitarpedia.com.br, para saber tudo sobre Guitarra, e curta a nossa página no facebook para interagir conosco!

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube