Aprender a Tocar Guitarra – o Desconforto da Excelência

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Aprender a tocar guitarra ou outros instrumentos demandam milhares de horas de estudo. Se você quer alcançar a excelência isso não deveria ser novidade para você

Porém podemos considerar isso uma verdade irrefutável?  Podemos dizer que a dedicação por meses tentando aprender a tocar guitarra, ou anos dentro do quarto de estudos, o transformará no músico que você sempre sonhou em ser? Será que os grandes heróis da guitarra um belo dia saíram de seus quartos dominando a música da maneira que dominam hoje?

Talvez o processo não seja tão lógico assim. Talvez durante a sua jornada musical tentando aprender a tocar guitarra, você descubra que passar horas e horas ininterruptas decorando escalas, acordes e exercícios no conforto do seu lar seja a parte mais fácil desse caminho.

Conheça AQUI no Guitarpedia técnicas que vão lhe ajudar na excelência em tocar guitarra. Temos quase 1.000 aulas de guitarra disponiveis em diversos estilos como Blues, Jazz, Metal e Rock para você aprender a tocar guitarra.  Temos uma plataforma online que vai contribuir para a sua rápida e eficaz evolução musical.

pentatonica

 

Tocar Sozinho não é Suficiente

É verdade que MUITA prática é necessária para se tornar um bom instrumentista. Podemos pensar que na maioria das vezes não é a melhor ferramenta para se tornar um músico mais criativo.

Executar diariamente a mesma rotina de estudos, as mesmas escalas, improvisar sempre nos mesmos tons, com os mesmos backing tracks, diversas horas gastas tocando os mesmos licks… Não irá torná-lo o próximo Miles Davis. Se você quer chegar ao nível de seus heróis, você precisa sair da rotina e desafiar a si mesmo.

Fique Desconfortável

Se você se encontra naquele estágio que saber escalas, acordes ou teoria musical não é mais um grande problema ? Não se  sente um músico maduro, não tem a coragem para encarar um grande palco ou tocar com alguém experiente ? Sair do aconchego do seu quarto e se meter nas piores enrascadas musicais possíveis, é exatamente o que você precisa.

É claro que quando nos propomos a fazer tal coisa, corremos alguns riscos e por isso tais situações são desconfortáveis a primorde.  Pense que tudo o que está em jogo é a sua reputação momentânea, ou seja, se você fizer tudo errado o máximo que irá acontecer será uma péssima performance. Bem diferente da responsabilidade de um psicanalista, por exemplo, que em uma situação similar na sua área de atuação pode levar alguém ao suicídio.

Quando estudamos sozinhos por muito tempo, tendemos a nos colocar em situações mais confortáveis. Isso nos favorece e criamos a velha desculpa de que não somos naturalmente bons nisso ou naquilo. Porém isso nos mantém em nossa bolha de conforto.

Quando abandona sua zona de conforto tem uma nova perspectiva sobre o que mais é necessário para ser um músico. Você é forçado a enfrentar suas fraquezas e seus medos. Isso serve para todos os grandes músicos, todos eles em algum estágio tiveram que enfrentar esses momentos de desconforto para passarem do estágio estudantes de música aprendo a tocar guitarra, a artistas musicais.

Chegando Lá…

Para aumentar seu potencial criativo como músico você precisa concentrar-se nas áreas onde não se sente tão confortável.   Seja na hora de estudar um novo estilo musical, aprendendo a tocar guitarra ou se relacionando de uma maneira diferente com os seus colegas de banda. Você precisa refletir e perceber que todas as barreiras que o impede de evoluir foram colocadas lá por você mesmo.

É completamente diferente praticarmos nosso instrumento como um estudante descompromissado e praticarmos nos preparando para situações reais.  A começar por sermos obrigados a vencer nossa timidez e o medo em enfrentar a opinião alheia.  Sabemos que nem sempre será das mais agradáveis coisas a fazer independente do quanto bom você seja.

Quando deixa a segurança de sua zona de conforto tem uma imagem cristalina de onde você está. Isso lhe permite também entender o que precisa fazer para evoluir.

Para mais informações sobre teoria musical, história de música e conhecimentos em guitarra acesse www.guitarpedia.com.br. Visite também nossa página no facebook para acompanhar as novidades!

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube