7 Dicas de Produção Musical PT-2

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Neste Post vamos continuar com a nossa lista de sete dicas sobre produção e gravação musical, para você não ter mais medo de estúdio e conseguir reproduzir em sua música o som que você imagina em seu cérebro.

Conheça Aqui o Guitarpedia , assista as nossas aulas de técnica e aprenda sobre pentatônica e outras escalas, palhetada alternada,  ligados, tapping, fraseado, modos etc. Temos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.

4 – Capriche nos seus Arranjos

Deixar uma música bem arranjada pode ser considerado uma espécie de artesanato, já que é algo que requer paciência, técnica no instrumento, conhecimento e meticulosidade.

Uma gravação musical é muito mais do que camadas irresponsáveis de empilhamento dos instrumentos, cada nota deve estar lá por uma razão e fazer total sentido com o contexto da música em questão. Elementos melódicos, harmônicos e rítmicos devem sempre estar em harmonia servindo aquilo que é melhor para a música, e nunca o ego do artista.

5 – Treine o seu Ouvido e seus Instintos Musicais

Ouça e principalmente faça uma análise minuciosa de toda a música que você ouve, repare em como os instrumentos são colocados na “paisagem sonora”, observe a diferença de volume entre esses instrumentos, veja o quanto a música cresce em momentos de clímax, e como é a equalização de toda essa sonoridade.

Observe também no momento de entrada de diferentes elementos sonoros ou novos instrumentos na música, como se existisse um maestro invisível dando a deixa para que eles façam suas entradas.

Tente criar em sua mente uma espécie de mesa de som, para detectar todas essas nuances da música que podem passar despercebidas para ouvidos não treinados.

6 – Procure o Feedback de Terceiros

Quando estamos realmente concentrados em algo, facilmente nos perdemos dentro daquele mundo e ficamos alienados ao ambiente externo.

Mergulhar profundamente em algo é necessário para a realização de um bom trabalho, mas também rapidamente nos retira a imparcialidade de julgamento. A opinião alheia pode ser algo revigorante para o rumo que sua música, solo, arranjo ou improviso irá seguir.

Uma pessoa com experiência pode lhe acrescentar significativamente em pontos que talvez nem tenham passado pela sua cabeça. Já uma crítica de alguém sem nenhuma experiência musical pode ser tão importante quanto, já que na maioria dos estilos musicais, os ouvintes são pessoas que não possuem a bagagem de um músico profissional.

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Cuca Teixeira, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

7 – Elimine as Distrações da sua Criatividade

Para que você possa investir todo o seu tempo e sua capacidade em fazer a “melhor” música que você pode, e “tirar” o melhor som possível em estúdio, pequenas coisas que podem lhe atrapalhar precisam desaparecer.

Isso é muito pessoal, mas para um virginiano enfático, por exemplo, uma sala de gravação com um ambiente desleixado e sujo pode ser um grande empecilho, (mesmo que inconsciente) para se passar toda uma tarde trabalhando de maneira concentrada. Portanto conheça pequenas coisas que podem lhe ajudar a criar um ambiente favorável para extrair aquilo que você tem de melhor, desde coisas técnicas como os atalhos (shortcuts do teclado) de um programa de gravação, como coisas simples, porém essenciais como uma cadeira mais confortável.

Aulas de Bateria com Cuca Teixeira no Guitarpedia !!!

Cuca Teixeira
Aulas de bateria

Agora você tem toda a experiência e criatividade de Cuca ao seu dispor com o seu curso especial de Bateria para o Guitarpedia. Clique aqui e seja um discípulo deste grande mestre das baquetas!!

Para saber mais sobre guitarra, história da música e teoria musical, visite o site www.guitarpedia.com.br, e curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube