7 Dicas de Produção Musical PT-1

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

No post de hoje nós do site Guitarpedia, iremos explanar sobre sete dicas que consideramos fundamentais para uma boa produção/gravação musical. Então sem mais delongas vamos para as dicas !!

 

1 – Gaste a Maior Parte do seu Tempo na Pré-Produção

Dependendo da dificuldade em algumas gravações é aconselhável se gastar mais tempo em sua pré-produção do que na gravação em si.

A locação de um estúdio de gravação pode não sair muito barato, e o tempo das outras pessoas envolvidas em questão também é valioso, portanto qualquer problema que você possa prever e sanar antes de começar a gravar é crucial.

a- Grave Demos

Tenha certeza que toda a banda ou grupo esteja bem ensaiado, que cada membro saiba exatamente o que deve fazer. Gravar algumas demos antes da gravação oficial pode ser muito útil para deixar todos calibrados, para o grande momento.

b- Procure o Conselho de Pessoas Mais Experientes

Se possível mostre sua demo para alguém com mais experiência, de preferência um produtor, ou um engenheiro de som, para que ele possa indicar melhorias a serem feitas e facilitar o seu caminho na hora da gravação.

c- Organize os Detalhes e o Tempo da sua Gravação

Determinar qual será o tipo de gravação, e determinar uma sequência a ser seguida para as diferentes partes e instrumentos irá lhe salvar tempo, e tornará sua vida mais fácil.

Decidir se sua gravação será ao vivo, como provavelmente um jazzista faria, para captar a energia do momento, e os improvisos criados na hora, ou uma gravação em multitrack é algo que não pode ser feito em cima da hora.

Conheça Aqui o curso Guitarpedia com mais de 1.000 Aulas!  Assista uma de nossas aulas que lhe ensinará como escolher a sua primeira guitarra, as diferenças entre diferentes tipos de guitarra, equipamentos essenciais etc.

2 – Conheça as Ferramentas de Produção

Para um novato em gravações musicais, um estúdio de gravação poder ser extremamente intimidador, cheio de elementos desconhecidos, que não fazem parte do aprendizado musical de nenhum instrumento.

Diferentes tipos de microfones, softwares, plug ins, cabos de diferentes tamanhos e diâmetros podem se tornar uma barreira entre o músico e o resultado final de sua arte, e quanto mais você souber sobre todos estes elementos, menor será a distância entre você e o som que espera alcançar.

Na realidade “diminuir” a distância entre a música que existe dentro de nós e uma ferramenta, é tudo aquilo que um instrumentista mais deseja em sua vida, e assim como todo grande músico que pratica por anos e anos para ficar mais próximo de seu instrumento e conseguir fazer algo de louvável com ele, este pensamento também deve se aplicar a um bom produtor musical.

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Cuca Teixeira, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

3 – Imagine uma Paisagem Sonora

Para conseguirmos obter o melhor resultado em uma gravação não só, a estética daquilo que queremos deve estar definida previamente, como também precisamos criar uma espécie de ambiente musical.

É comum em uma gravação produtores e engenheiros de som, imaginarem os instrumentos posicionados em uma sala, em que podemos mexer com o posicionamento de cada um dos instrumentos, criando assim diferentes atmosferas.

Vamos imaginar uma gravação que temos um piano e um violão com cordas de nylon. Primeiro temos que saber qual será a estética musical a ser gravada. Será algo suave e lento? Ou algo virtuoso e cheio de energia?

Dependendo da escolha a mixagem poderá tomar cominhos diferentes, o que pode ser extremamente impactante no resultado final da sua música.

Aulas de Bateria com Cuca Teixeira no Guitarpedia !!!

Cuca Teixeira
Aulas de bateria

Agora você tem toda a experiência e criatividade de Cuca ao seu dispor com o seu curso especial de Bateria para o Guitarpedia. Clique aqui e seja um discípulo deste grande mestre das baquetas!!

Para saber mais sobre guitarra, história da música e teoria musical, visite o site www.guitarpedia.com.br, e curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

 

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube