5 Filmes Sobre História da Música

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Neste Post vamos falar de 5 filmes sobre a história da música.  Sabe uma ótima maneira de imergirmos ainda mais a fundo dos nossos assuntos preferidos ? Além de estudar e ler muito sobre eles é procurar algum tipo de representação dos mesmos ! Essa busca pode ser através das manifestações artísticas, na maneira de nos vestirmos, conhecendo melhor a vida dos que permeiam o assunto e assim por diante.

Uma método muito divertido e prazeroso de sabermos mais sobre História da Música, é assistindo filmes em que o tema é o fio condutor da trama. Além de nos entreter pode nos abastecer de informações e nos maravilhar com ótimas interpretações dos atores.

Nesse Post você conhecerá 5 filmes que irão lhe transportar para o universo musical do passado.

Conheça Aqui as aulas de História da Música que temos no Guitarpedia!

No Curso Guitarpedia voce vai encontrar mais de 30 aulas sobre a História da Música.

Além das aulas de História da Música, temos aulas de técnica, pentatônica, escalas, palhetada alternada,  ligados, tapping, fraseado, modos etc. Temos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.

pentatonica

Amadeus

Para muitos esse filme sobre a história da vida de Wolfgang Amadeus Mozart, é o melhor filme biográfico já feito.

Dirigido por  Milos Forman e com roteiro assinado por Peter Shaffer. O roteiro é baseado na peça homônima do próprio Shaffer, livremente inspirado nas vidas dos compositores Wolfgang Amadeus Mozart e Antonio Salieri, que viveram em Viena, na Áustria, durante a segunda metade do século XVIII.

Com um orçamento de 18.000.000 de dólares o filme foi um sucesso de público e crítica. Tem ótimas interpretações de Tom Hulce no papel de Mozart e F. Murray Abraham como Antonio Salieri.

O filme foi indicado para 53 prêmios, e recebeu 40.  Incluindo oito Oscars (entre eles o de melhor filme), quatro prêmios BAFTA, quatro Globos de Ouro e um prêmio DGA.

Em 1998, Amadeus foi classificado como o 53º melhor filme dos Estados Unidos pelo American Film Institute. Em sua lista AFI’s 100 Years… 100 Movies.

Como dito em parágrafos anteriores o filme é livremente inspirado na vida dos dois compositores (Mozart e Salieri). Portanto não podemos acreditar em tudo o que se passa durante as três horas do longa metragem, mas para quem é fã da boa música e de Mozart é uma obra imperdível.

Minha Amada Imortal

Outro grande filme sobre a vida de um compositor é Minha Amada Imortal. Filme focado na história da vida de Ludwig Van Beethoven.

Porém o filme começa com a morte do compositor. E não é necessariamente um filme biográfico. O principal ‘plot’ da trama consiste em achar a mulher que Beethoven mais amou. Desta forma ela poderia usufruir da herança deixada por um dos maiores gênios musicais da nossa história.

No filme dirigido por Bernard Rose e estrelado por Gary Oldman, fica claro como os sentimentos foram importantes para Beethoven. Tão importantes que comandavam sua vida e sua obra, fazendo com que transmitisse através da música os mais puros sentimentos e as mais profundas mágoas.

Além de envolver o público, o filme faz refletir sobre o quanto as pessoas deixam seus sentimentos isolados para si. É por esses  motivos já vistos que o filme “Minha Amada Imortal” é uma verdadeira obra do mais puro romantismo.

O Segredo de Beethoven

Neste filme temos novamente a vida de Beethoven em questão. Mas novamente não se trata de uma biografia cronológica e sim dos últimos anos de vida do compositor.

Apesar de todos os filmes serem interpretações livres sobre a vida desses magos musicais, com certeza O Segredo de Beethoven foi longe demais.

No filme, uma personagem fictícia chamada Anna Holtz (Diane Kruger) é uma jovem de 23 anos que sonha em se tornar uma compositora.

Como estudante do Conservatório de Música, ela é indicada para um cobiçado cargo em uma editora musical. Devido a uma série de eventos ocasionais ela é designada para trabalhar juntamente a Ludwig van Beethoven (Ed Harris). Ele o mais celebrado artista vivo da época.

Inicialmente descrente, Beethoven faz a Anna um desafio de improvisação, no qual ela demonstra sua sensibilidade musical.

Beethoven a aceita como escriba, dando início a um forte relacionamento entre os dois. E é nessa relação em que o mundo real e o hollywoodiano se separam completamente. O diretor Agnieszka Holland confessa que Anna Holtz foi uma personagem criada para o filme que não existiu na realidade.

No filme há de se destacar a impressionante interpretação de Ed Harris na pele de Ludwig Van Beethoven.

Acesse www.guitarpedia.com.br. Assista a uma de nossas aulas e conheça o nosso player exclusivo com a função loop. Essa função otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

 Contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país. Entre eles estão Djalma Lima, Pollaco, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

O Violino Vermelho

Com certeza de todos os filmes aqui citados O Violino Vermelho é o que tem a maior intensão em nos ensinar sobre a História da Música.

Se você não é fã de biografias ou “fofoquinhas” musicais, mas quer mergulhar nesse universo esse é o seu filme. Afinal o personagem principal da trama é um violino e não um músico ou compositor.

Dirigido por François Girard e com Samuel L. Jackson no elenco o filme alterna momentos do “presente” (época em que o filme foi lançado, 1998) na cidade de Montreal onde está prestes a acontecer o leilão do tal violino, e momentos do passado desde antes da concepção do instrumento no século XVIII, até chegar no dia do leilão.

O filme engloba em si praticamente trezentos anos da História da Música, passando pelos períodos: Barroco, Clássico, Romântico e a Música Contemporânea.

Além da história da “vida” do violino, existe uma trama paralela com o personagem interpretado por Samuel L. Jackson.

Coco Chanel e Igor Stravinsky

Dos filmes aqui listados este é o mais recente, foi lançado no ano de 2009. E é o menos americanizado já que todo o filme se passa na França, o idioma utilizado é o francês e não apresenta nenhum estúdio da cidade dos anjos bancando a produção.

O filme é baseado no livro do escritor Chris Greenhalgh, que reconhece que pode ter exagerado um pouco na criatividade e ter inventado um romance que nunca aconteceu.

A trama do filme gira em torno de um possível romance entre a estilista Coco Chanel e o compositor Igor Stravinsky, na Paris dos anos 20.

Em 1913 Coco Chanel (Anna Mouglalis) comparece ao Théatre des Champs-Élysées, onde pela primeira vez o compositor Igor Stravinsky (Mads Mikkelsen) apresenta sua sinfonia Sagração da Primavera.

O espetáculo é mal recebido pelo público, que passa a vaiá-lo incessantemente. Apesar disto, Chanel fica deslumbrada com a música e deseja conhecer seu autor, o que acontece no camarim.

Sete anos depois, Chanel e Stravinsky se reencontram. A situação agora é bastante diferente para ambos, já que Chanel é famosa e sofre a dor da perda de seu grande amor, Artur  “Boy” Capel (Anatole Taubman), enquanto que Stravinsky vive em exílio na França, após a revolução russa.

Chanel convida Stravinsky e sua família a se alojarem em sua casa, onde ele terá o conforto e a paz necessária para compor. Ao aceitar a oferta Stravinsky e Coco se envolvem amorosamente, no período mais criativo de suas carreiras.

Aulas de História no Guitarpedia!!!

O Guitarpedia é o único site voltado para aulas de guitarra que está preocupado em lhe dar uma formação ampla e completa. Conta em sua grade de aulas, com aulas relacionadas aos mais diversos assuntos sobre teoria musical e um curso bastante informativo e organizado sobre História da Música.

Clique Aqui para saber muito mais sobre nosso curso de História da Música e Assista a uma de nossas aulas grátis sobre o assunto!

Para saber mais sobre guitarra, história da música e teoria musical, visite o site www.guitarpedia.com.br, e curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube