4 Pilares da Teoria Musical

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

A Importância da Teoria Musical

Aprender sobre teoria musical, é fundamental na evolução de qualquer músico ou instrumentista, foi se o tempo em que boa parte dos músicos tocavam apenas “de ouvido” e pouco sabiam sobre a arte que produziam.

Nos dias atuais saber sobre a teoria e nomenclaturas musicais é imprescindível para qualquer músico que queira passar do nível amador ou animador de churrasco, para um estágio profissional.

Além de encurtar a distância entre aquilo que acontece em sua mente e a música que você cria, a teoria musical tem o papel de facilitar a sua comunicação com as outras pessoas que habitam o mundo da música.

Conheça Aqui o Guitarpedia , assista as nossas aulas de técnica e aprenda sobre pentatônica e outras escalas, palhetada alternada,  ligados, tapping, fraseado, modos etc. Temos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.

1 – Formação da Escala Maior

Saber como foi criada as escalas que chamamos de escalas maiores é uma das primeiras coisas que precisamos colocar dentro do nosso campo de conhecimento.

É a partir da compreensão que temos sobre esta escala que seremos capazes de atingir novos patamares musicais, já que a escala maior como conhecemos é responsável por inúmeros conceitos que servem como base para uma criação musical seja ela extremamente simples ou complexa.

Lembre-se, independente da tonalidade que esteja a escala maior sempre apresentará os seguintes intervalos: Tom – Tom – Semitom – Tom – Tom – Tom – Semitom.

Em Ré maior, por exemplo, a escala seria: D – E – F# – G – A – B – C# – D

2 – Círculo das Quintas

Estudar e consequentemente entender o círculo das quintas será outro conhecimento que você irá agradecer a si mesmo depois que tiver o feito.

É o circulo das quintas que nos possibilita saber quais notas acidentadas, neste caso apenas por sustenidos, irão estar presentes em cada uma das escalas maiores.

Vamos a alguns exemplos:

Escala de Dó maior = 0 #

Escala de Sol maior = 1# – nota Fá é o sustenido

Escala de Ré maior = 2# – nota Fá e Dó são sustenidos

Repare que tanto a tonalidade quanto as notas que foram alteradas pelo sustenido foram caminhando de 5 em 5 graus. Tons Dó – Sol – Ré e notas F# – C#.

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

 Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Cuca Teixeira, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

3 – Saber a Formação dos Acordes

Outro aspecto essencial para evoluirmos em nossa capacidade harmônica é compreender como os acordes são formados, ou seja, saber montar as tríades e tétrades, para os acordes, maiores, menores, aumentados e diminutos.

4 – As Funções de Cada Acorde

Cada acorde determina uma sensação específica dentro de nossa composição musical, saber explorar tal aspecto é fundamental para lidar com os sentimentos dos ouvintes. Com bom manuseio desses acordes você será capaz de controlar as sensações auditivas daqueles vos ouve.

O primeiro, terceiro e sexto graus, apresentam função tônica, com maior destaque para o primeiro grau é claro e em segundo plano o sexto (seu relativo).

O segundo e quarto grau apresenta função subdominante, criando um distanciamento da tônica. E por último o quinto e sétimo graus exercem função dominante, ou seja, causam uma tensão para retornarmos a acordes de função tônica, de preferência o primeiro grau.

Aulas de Bateria com Cuca Teixeira no Guitarpedia !!!

Cuca Teixeira
Aulas de bateria

Agora você tem toda a experiência e criatividade de Cuca ao seu dispor com o seu curso especial de Bateria para o Guitarpedia. Clique aqui e seja um discípulo deste grande mestre das baquetas!!

Para saber mais sobre guitarra, história da música e teoria musical, visite o site www.guitarpedia.com.br, e curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

 

 

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube